PAS t

Visita na Brasil Vital

Brasil Vital

Equipe do Laboratório de Engenharia Bioquímica e alunos da UFG visitam a Brasil vital. A empresa é produtora de Spirulina e tem participação com atividades em diferentes instituições, dentre elas a UFG.

A Brasil Vital é uma empresa brasileira produtora da microalga Spirulina. A sede está localizada no interior do estado de Goiás e oferece além da microalga, outros produtos naturais selecionados para enriquecer a sua alimentação, dentre eles, farinhas: banana verde, berinjela, yacon, gingseng, linhaça dourada, óleo de côco, castanha do pará, cranberry, colágeno hidrolizado e xarope de guaraná.

Spirulina BV

Na visita realizada à empresa os alunos puderam conhecer na prática como é o processo produtivo da Spirulina desde as etapas iniciais de preparo do inóculo até a obtenção do produto final seco.

Brasil Vital

Ao final da visita todos puderam experimentar um suco de caju enriquecido com Spirulina, onde teve a aceitação de 100% dos vistantes.

Degustação spirulina

O que é a Spirulina

Spirulina

A Spirulina é um dos primeiros seres vivos que surgiram na Terra há bilhões de anos, e que  conseguiu passar ilesa por toda a evolução do nosso planeta.

É uma microalga em forma de espiral, não visível à olho nu, de nome Arthrospira platensis e classificada como cianobactéria.

Ela se encontra nos lagos de águas quentes, alcalinas e ricas em sais minerais, como no Chad onde foi observado seu impacto sobre a alimentação, pela ausência de malnutrição ao redor dos lagos.

A análise detalhada espantou os pesquisadores devido a grande riqueza em numerosos nutrientes essenciais: aminoácidos, beta-caroteno, vitamina B12, ferro, ácido gamalinolenico, maior do que em todos os alimentos conhecidos e sob forma bem assimilável. Desde então, ela é utilizada em todo o mundo por suas excepcionais qualidades nutricionais.

Para garantir uma spirulina pura e de qualidade, ela é cultivada em tanques controlados onde águas puras e fortemente alcalinas impedem o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, e onde não há uso de agrotóxicos, pesticidas ou herbicidas.

É um projeto de cultivo natural, puro e saudável, cujos os efeitos benéficos alimentícios foram comprovados em populações humanas ao longo dos séculos, desde os Aztecas aos atuais.